Histórico

Vinicius Medrado desenvolve projetos artísticos profissionalmente desde o início de 2000.
Neste período vem realizando diversos trabalhos:
- Realizando apresentações musicais em variados espaços, desde barzinhos até teatros e centros culturais;

- Acompanhando contadores de histórias e grupos de teatro na composição e execução de trilhas sonoras para diversos espetáculos;
- Ministrando aulas e oficinas de musica e musicalização para crianças e educadores da rede pública e privada de ensino;





Abaixo você poderá conhecer um pouco mais da trajetória de Vinicius Medrado, sua formação e os principais projetos que desenvolveu ou está desenvolvendo.


Histórico: Projetos e Estudos


2011 – ganhou o prêmio de melhor música de Jundiaí e terceiro colocação geral no festival “Canta Encanto 2011” de Jundiaí com a música “Alegrias e Quintais” composta em parceria com Carol Freire e apresentada com Amanda Ribeiro no teatro Polytheama em Jundiaí.
Matéria da TVE de Jundiaí sobre o festival Canta Encanto 2011


2010 a 2011 – fez aulas particulares de canto com Shirley Spindola.

Desde 2009 – trabalha como educador musical desenvolvendo o currículo de música da Escola Internacional de Alphaville desde a educação infantil até o ensino fundamental II.

2009 – fez parte como músico do grupo Balaio de contadores de história em diversos trabalhos merecendo destaque o “Balaio da Meninaiada” que foi apresentado em escolas e espaços culturais através de projetos em parceria com o SESC Sorocaba.


Grupo Balaio de Espalhadores de História:
Cynthia, Victor, Débora, Jairo e Vinicius (Sorocaba, 2009)

2008 a 2009 – Participou como arranjador e músico do show “O Canto do Ferreiro” do Poeta Cantador Bosco Maciel. Este show foi apresentado em diversos espaços culturais de Guarulhos, entre eles: Teatro Adamastor, Casa dos Cordéis, Festa da Padroeira de Bonsucesso e Teatro Padre Bento.
 
Música "Aboio para Quintino" do show "O Canto do Ferreiro"
com Bosco Maciel, Vinicius Medrado, Amanda Ribeiro e Helena Bruna (Guarulhos, 2009)
Música "Chulé de Adão" do show "O Canto do Ferreiro"
com Bosco Maciel, Vinicius Medrado, Amanda Ribeiro e Helena Bruna (Guarulhos, 2009)

2008 – tornou-se membro da Cooperativa Paulista de Música.

Desde 2008 – desenvolve em parceria com Amanda Ribeiro o show autoral “Chegança!” que circula em diversos teatros e espaços culturais merecendo destaque as apresentações realizadas no Centro Cultural Aúthos Pagano, na Casa dos Cordéis, no Lab_Arte da FEUSP, no espaço Cariris, no Anfiteatro Camargo Guarnieri da USP e em diversas escolas públicas dentro do programa de formação de professores realizado em parceria com o LABRIMP (Laboratório de Brinquedos e Materiais Pedagógicos da USP). 

Show Chegança (vídeo de divulgação, 2008)

Música "Tirania" (Marcos Ferreira)
(Centro Cultural Authos Pagano, 2009)
Chegança (Teatro Camargo Guarnieri, 2008)
Show Chegança com participação especial de Susie Mathias do grupo Mawaca (Teatro Camargo Guarnieri, 2008)

2007 a 2008 - Apresentou em parceria com a cantora alemã Sophie Arenhovel, o show "Canto das Águas" apresentando canções brasileiras, alemãs e latino americanas.
 Canto das Águas Vinicius e Sophie Arenhovel 

Canto das Águas Vinicius, Sophie Arenhovel e participação especial de Victor Almeida  (Centro Cultural Authos Pagano, 2008)
Desde 2006 – desenvolve o projeto “Pequeno Passeio” de música instrumental com harpa. O repertório baseia-se em composições próprias e músicas tradicionais de diversas culturas. Este projeto já foi apresentado em diversos espaços e eventos culturais merecendo destaque o Festival de Música de Embu das Artes 2006 e 2007, o Centro Cultural Aúthos Pagano, a Casa dos Cordéis e o Lab_Arte-FEUSP.
 
Sarau na casa da Célia Porto ("Garage Party", 2012)
2006 a 2007 – realizou em parceria com o “Bando São Genésio de Teatro” o projeto “Mambembando” viajando por Minas Gerais, Espirito Santo, Bahia e interior de São Paulo apresentando um espetáculo de rua e pesquisando música e cultura popular destes locais.

Bando São Genésio: Vinicius, Fabiano, Josias, Viviane, Lucélia e Jairo (Barra do Jucu-ES, 2007)

Bando São Genésio (Mulungu-BA, 2007)

2006 – fez parte do projeto “Populário” que pesquisava e fazia releituras de músicas e manifestações populares tradicionais de vários locais do mundo através de música e dança.
Populário: Vinicius, Débora, Victor, Renata, Amanda e Yuri (Embu das Artes, 2006)

2005 a 2007 – desenvolveu pesquisa de iniciação científica intitulada “A música na formação de educadores” na Faculdade de Educação da USP sob orientação do Prof. Dr. Marcos Ferreira Santos.
 

2005 – junto a outros artistas e arte educadores, criou na Faculdade de Educação da USP o Lab_Arte (Laboratório Experimental de Arte, Educação e Cultura) com o objetivo de ampliar o espaço da pesquisa e experimentação em arte, música e cultura popular dentro da formação do pedagogo.
Yuri, Léo, Vinicius, Carol, Ju Oki, Luz, Marcos, Renata, Julia e Débora (Casa dos 7, 2006)

2004 a 2007 - Acompanhou o Folclorista Prof. Dr. Marcos Ferreira Santos em diversas apresentações e conferências musicais como "Canto sur y otros cantos" e "Cantos de Educação" em diversos espaços educativos e culturais entre eles Saravau, Projeto Cala Boca já Morreu e Faculdade Sumaré. 

Cantos da Educação: Vinicius, Sophie, Marília, Léo e Marcos Ferreira (Faculdade Sumaré, 2007)

2004 a 2006 – foi monitor do coral “Todos os Cantos” da Faculdade de Educação da USP com o qual realizou uma infinidade de apresentações dentro e fora da Universidade de São Paulo. 

Desde 2004 – participa de espetáculos infantis como músico e compositor de trilhas sonoras merecendo destaque os trabalhos realizados com os grupos Baú Encantado e Os Itinerantes da Cia Paulista de Teatro e com as contadoras de Histórias Urga Maira, Lili Flor, Mafuane e Cynthia Jordão. Estes trabalhos foram apresentados em diversos projetos e espaços culturais merecendo destaque: Virada Cultural de São Paulo, Recreio na Férias, Projeto Vai, Livrarias da Vila e Siciliano, rede SESC (Consolação, Santo Amaro, Ipiranga, Itaquera, Interlagos, Campinas, Santana e Sorocaba) e Casa das Rosas.

2003 a 2005 – criou o grupo musical Pedagogós, só composto por estudantes de pedagogia, e que obteve grande repercussão no meio universitário criando e interpretando canções relacionadas ao universo da infância.
"Borboleta Querubim" Vinicius e Marília Maia
Música "Borboleta Querubim", Pedagogós: Marília Maia, Vinicius Medrado, Ive Sá e Debora Maclean (Programa Musicando, 2005)


Música "Relógico", Pedagogós (Programa Musicando, 2005)

2003 – ingressou na faculdade de Educação da USP sempre associando os novos aprendizados em pedagogia aos seus conhecimentos e pesquisas musicais. 
Desde 2002 – realiza apresentações com harpa em eventos particulares (casamentos, aniversários, etc.), coorporativos (recepções, formaturas e confraternizações) e culturais (recitais, shows e saraus).




Apresentação no Memorial Sakai (Embu das Artes, 2006)


Desde 2002 – a partir dos conhecimentos básicos aprendidos com seu professor de harpa iniciou um processo autodidata de pesquisa, diversificação de técnicas e ampliação de repertório para harpa. Nesse processo pesquisou principalmente músicas celtas, latinas, orientais e tradicionais brasileiras, além de ter iniciado seu processo de composição com harpa.
 
 


2002 a 2003 – estudou percussão corporal com os integrantes do grupo Barbatuques. 

2001 – iniciou seus estudos em Harpa Paraguaia com o “mestre” Manuel Carvalho harpista e luthier de harpa.
 
2001 – diplomou-se em Palhaço através da Oficina do Riso dirigida por Ramon Lemos. 
2000 a 2001 - estudou sapateado com Luizz Baldijão.

1999 a 2001 – fez aulas de violino com Davi Gama no departamento de música da ECA-USP. 

1998 a 1999 – estudou violino no Conservatório Beethoven em São Paulo. 

1994 a 1997 – estudou bateria com Reka na escola de música “Ação e Emoção” em São Paulo participando de vários grupos musicais e realizando apresentações em festas e eventos. 

1993 – aos 13 anos iniciou seus estudos musicais com violão de maneira autodidata.

Nenhum comentário:

Postar um comentário