Repertório

O projeto Pequeno Passeio reestreiará em 2012 com um repertório baseado em diversas vertentes culturais. O fio condutor deste show será a harpa e seu uso em diversas tradições musicais. Da harpa celta ao koto oriental, passando pela música latina americana que, para quem não sabe, possui uma tradição de harpa riquíssima - músicas peruanas, venezuelanas, caribenhas, paraguaias e brasileiras nos conduzem por paisagens ancestrais.
   

Confira abaixo o programa deste show.
1 – Pequeno Passeio (Vinicius Medrado) 
2 – Annie Laurie (Tradicional celta) 
Delicada canção de amor tradicional da região da Escócia.
3 – Orinoco Flow (Enya, Irlanda)
4 – Moliendo Café (Hugo Blanco, Venezuela) 
5 – Duerme Negrito (Tradicional caribenha recompilada por Atahualpa Yupanqui)
Canção tradicional da região do caribe recompilada e adaptada pelo grande pesquisar e músico argentino Atahualpa Yupanqui.
6 – Adios Pueblo de Ayacucho (Tradicional Peruana)
Canção peruana sobre os "retirantes" de Ayacucho...
"Adiós pueblo de Ayacucho, perlaschallay,
por más lejos que me encuentre, perlaschallay,
nunca podré olvidarte, perlaschallay."
7 – La Paloma (Sebastián Yradier 1809-1865, Espanha)
Uma das canções mais executadas e gravadas em terras latinas, mas que, apesar de tantas gravações não perde sua beleza e força musical.
8 - Pajaro Campana (Félix Perez Cardozo 1908-1952, Paraguai)
Félix Perez Cardozo está entre os maiores compositores e interpretes de harpa de todos os tempos. Pajaro Campana é uma adapatação para harpa de um tema tradicional paraguaio de inspiração onomatopaica, criada a partir do som do canto do pássaro "sino", a Araponga ou o "Ferreiro" como é conhecido em alguns locais do Brasil.
9 – Devaneios (Vinicius Medrado)
A harpa sempre teve seu som associado à elementos mágicos e oníricos. Nesta composição Vinicius explicita e explora esta relação da harpa com os sonhos criando seus próprios “Devaneios”.
10 – Berimbau (Baden Powel 1937-2000, Brasil)
Aproximando a harpa ao berimbau, instrumentos tão semelhantes na forma mas tão distantes no uso, Vinicius Medrado nos trás uma ousada e inspirada adaptação desta obra prima de Baden Powel.
11 – Sakura, sakura (Tradicional japonesa)
Música tradicional japonesa comumente executada pelo Koto - espécie de harpa "deitada" de origem oriental - e que fala sobre Sakura, a Cerejeira, árvore símbolo do Japão. Em seu arranjo e interpretação Vinicius procura aproximar a sonoridade de sua harpa à do koto.
12 – Estudos Afro Brasileiros (Vinicius Medrado a partir de temas tradicionais afro-brasileiros)
Inspirado pela Kora, harpa tradicional africana, Vinicius Medrado criou estes "Estudos" adaptando para sua harpa temas e ritmos tradicionais afro brasileiros. Maracatus e Ijexás ganham novos timbres e harmonias mas sem perder o ritmo e a força ancestral.
13 – História de um Rio (Vinicius Medrado)
Inspirada composição de Vinicius Medrado que, através de sons, conta a história de um rio, desde sua nascente até sua chegada ao mar.
Confira na sessão de vídeos as performances de algumas destas músicas, registradas durante sessões de ensaios e gravações.

Ainda estamos realizando algumas pesquisas e provavelmente teremos algumas novidades no programa deste show, aguardem...

Nenhum comentário:

Postar um comentário